O cansaço nos processos seletivos

Série 'The Originals' (Foto: Netflix)

Estamos passando por uma fase de muito desemprego em nosso país em que diversas pessoas participam diariamente de candidaturas para inúmeras vagas em processos seletivos. A busca por um emprego é incansável e muitas vezes desanimadora. Temos pessoas que estão buscando seu primeiro emprego, sua recolocação no mercado de trabalho ou simplesmente uma nova oportunidade e ficam nesta busca infinita por meses ou até mesmo anos. Além desse cenário, sabemos que o mercado de trabalho é um ambiente tóxico, assim como os processos seletivos. Participamos de tantos processos que ficamos exaustos e desanimados para continuar investindo nesta grande luta.


PROCESSOS SELETIVOS SÃO DESUMANOS

Os processos seletivos têm uma carga enorme dedicação do candidato que quer aquela vaga. Existem processos que são mais curtos e processos que são mais longos, mas todos têm uma característica em comum: a desumanidade. Os processos seletivos são cansativos, repetitivos e pouco exploram quem seremos no ambiente de trabalh. Inicia-se com um teste de português, depois um teste de lógica, um de conhecimentos gerais, uma ou duas redações... É muita exigência.

Caso sejamos aprovados e os recrutadores queiram contar com a nossa presença nas próximas etapas, ainda temos que participar de dinâmicas em grupo que duram de 2 até 4 horas. Cada empresa tem um tipo de processo seletivo diferente e ainda podem existir outras etapas no decorrer deste processo. Já vimos empresas que tinham duas dinâmicas em grupo para avaliarem os candidatos. Existem também painéis com os gestores e um longo processo até que tenhamos a certeza de que fomos aprovados ou não naquela vaga.

Os processos seletivos são desumanos pelo fato de que eles não levam em consideração que estamos em busca de um emprego e não de uma empresa em específico. Em outras palavras, estamos enviando currículos para as mais diversas empresas que se encaixam com o nosso fit cultural e se assemelham aos nossos valores. Com isso, não é só uma empresa que recebe nossos currículos, mas várias. Estamos buscando uma oportunidade e atirando para todos os lados que condizem com que queremos, assim, serão mais inúmeros testes de lógica, de português, redações e horas gastas em dinâmicas de grupo. Investimos uma carga muito grande do tempo para conseguirmos uma vaga de emprego e a maior parte dos feedbacks que recebemos - quando recebemos - são negativos.


COMO LIDAR COM O “NÃO” EM PROCESSOS SELETIVOS

O pior cenário que podemos imaginar no decorrer ou no final de um processo seletivo é a negativa para a nossa aptidão dentro daquela vaga. Muitas vezes recebemos um e-mail mal formatado e padrão para todos os candidatos que concorreram dentro desta vaga, sem informações importantes para o desenvolvimento da nossa carreira. O engraçado é que quando prestamos um processo seletivo, diversas empresas implementam em seus discursos que irão dar feedbacks com a nossa aprovação ou não naquele processo. A verdade é que poucas se importam de fato com o nosso desenvolvimento profissional e acabam não enviando feedback algum.

Com isso, precisamos lidar com a nossa ansiedade a todo momento para saber se fomos ou não aprovados para uma vaga, se continuamos ou não buscando outras oportunidades de emprego e o que fizemos de errado no decorrer desta. Somos treinados com as dicas de nossos pais, dos nossos amigos e de colegas da área, mas quando temos a oportunidade de receber uma visão de quem esteve presente neste processo seletivo conosco, que é a equipe de Recursos Humanos, não recebemos posição alguma. O nosso cansaço parece não ter valido nada: não adquirimos a vaga e não conseguimos absorver nenhum aprendizado pela visão do departamento de pessoas.

Como dissemos, os processos seletivos são desumanos e temos que estar preparados para tal desumanidade. Só devemos colocar expectativa naquele processo seletivo caso venhamos a receber um "sim". Enquanto estivermos incertos sobre a nossa aprovação ou reprovação, não vale a pena ficarmos dedicando preocupações para esta oportunidade. Não podemos esperar feedback de ninguém. A nossa percepção deve ser feita baseando-se no que construímos naquele processo e nas formas que nos relacionamos com as pessoas que estavam envolvidas. Sabe aquele momento que pensamos "poxa vida, acho que falei uma besteira bem grande"? Devemos refletir neste momento e tentar mudar nas próximas oportunidades que tivermos. Afinal, sabemos que oportunidades não faltam.


O CANSAÇO É RECOMPENSADO?

Sim, o cansaço vai ser recompensado. O emprego que você quer pode demorar meses ou anos para ser conquistado, mas todo esforço que você deposita nestes processos seletivos será recompensado com uma boa vaga, que é a que você tanto quer. Não use apenas os processos seletivos para aprender com seus erros e acertos, mas busque também se desenvolver cada vez mais através de cursos e reflexões sobre a sua profissão: o que será que os outros candidatos têm que eu não tenho no momento? O que eu posso me desenvolver para ser a primeira escolha nas próximas entrevistas?

Os processos seletivos trabalham com longas seleções e os profissionais de Recursos Humanos têm que aprovar e eliminar candidatos que podem ser ideais (ou não) para aquela vaga. Existe também o fato de que os processos seletivos não possuem tantas vagas assim, e com isso, a seleção fica extremamente restrita de 150 pessoas em uma entrevista para 10 vagas. E é nessa oportunidade que temos que nos descobrir, olhar para todas essas pessoas que estavam ao nosso redor e entender o motivo de suas eliminações e aprovações. Assim, conseguimos ver se elas estavam mais alinhadas com a vaga, se elas estavam mais preparadas ou até mesmo se nós é que estávamos preparados e o processo seletivo foi injusto.

Não desista e continue buscando sua vaga que uma hora essa oportunidade virá. Sabemos que muitas pessoas estão batalhando pelo seu emprego e recebem, com muita frequência, respostas negativas ou a ausência delas, tornando tudo extremamente cansativo e desanimador. Não podemos nos deixar ser vencidos por esses processos seletivos, precisamos lutar pelos nossos sonhos e ter a certeza que eles serão alcançados. O caminho é feito de pedra. Nossos pés ficaram extremamente cansados de tanto pisar nesse chão, nossos cérebros pensam se estamos perdidos e caminhando sem direção alguma, mas em toda caminhada existe uma luz no fim do túnel e essa luz será alcançada por nós. Somos capazes disso.



Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda. 

Caso tenha gostado deste texto e acredite que ele possa ajudar outras pessoas, clique no botão "compartilhar" que aparece abaixo das tags e deixe um comentário para estimular nossa escrita. Ficaremos muito gratos por isso! :)

Comentários