Amizade tóxica: cortando o mal pela raiz

Série 'Elite' (Foto: Netflix)

Recentemente abordamos aqui no site o tópico de familiares tóxicos e os seus comportamentos, motivações e características. Como a vida não é só flores e de gente tóxica temos aos montes, não poderíamos ficar sem mencionar as nossas amizades tóxicas, pessoas que também estão presentes em nossas vidas com comportamentos silenciosos, mas muitas vezes abusivos.

Antes de tudo, precisamos definir o que significa ter amigos tóxicos. Uma pessoa tóxica leva diversas atitudes na característica de seu ser, principalmente quando essas atitudes se combinam com outras e se tornam frequentes. Um amigo que exala toxicidade normalmente realiza diversos comentários e possui comportamentos destrutivos para sua pessoa. Uma das principais características de um indivíduo tóxico está na sua arrogância e egoísmo, mas não é só isso que sonda sua personalidade.


A PERSONALIDADE DE UM AMIGO TÓXICO

Um amigo tóxico tem como sua principal característica o egoísmo e o não compartilhamento de conquistas, vitórias e elogios. Parece que a inveja domina os pensamentos daquela pessoa que, ao te ver feliz, não consegue esboçar uma reação construtiva ou demonstra querer fazer melhor que você, como se fosse uma competição entre ambos. Além disso, é possível notar que essa pessoa tóxica não gosta de compartilhar as coisas boas: se ela faz um novo amigo, vida que segue, mas se você fizer uma nova amizade é sinônimo de discussões, dores de cabeça e crises de ciúmes.

Outro ponto relevante dentro da toxicidade de uma amizade é a questão da arrogância e superioridade: parece que aquela pessoa quer estar no topo de tudo e acredita que é mais inteligente, bonita e interessante que você. Muitas vezes realiza episódios de chantagem de que você conseguiu algo às custas dela, ou que sem ela você não vai ser feliz, etc. O amigo tóxico em questão se considera como um Deus, cuja palavra e importância predomina sobre o outro. Também encontramos casos de menosprezo de seus feitos, com tiragem da sua credibilidade em conquistar algo ou simplesmente culpabilidade por estar confortável com alguma situação ou momento.

Cobrar determinadas atitudes perante alguma situação é completamente invasivo e desrespeitoso: fazer com que uma pessoa largue seus deveres, sonhos e obrigações por outra e estando alinhando com o tópico da chantagem é extremamente abusivo. Ah, e a chantagem emocional também é presente: parece que se você contrariar a pessoa vai receber um imenso sermão e desgaste absoluto, tudo tem que estar a favor dos planos da pessoa tóxica.

Muitas vezes apenas as palavras são suficientes para deixar uma pessoa para baixo e podemos considerar uma amizade tóxica nesse espectro quando o indivíduo sabe que aquilo machuca e persiste no erro. Comentários desnecessários que tiram a credibilidade de uma realização ou nos colocam em dúvidas contra nós mesmos, tirando nosso brilho e essência também podem ser reflexos da toxicidade de uma pessoa.

A forma mais relevante de descobrir se temos um amigo tóxico ou não é fazendo o comparativo com outras amizades nossas ou até mesmo com amizades de filmes e séries. A amizade é algo que nos motiva, que nos deixam confortáveis para sermos quem somos, sem medo de nada e com uma carga de confiança enorme na outra pessoa. A alegria, a vontade de estar junto e o compartilhamento de experiências positivas é o que faz uma amizade ser saudável. Quando não temos esse cenário e aparenta existir mais dor de cabeça, decepções e um desequilíbrio entre o que você dá e o que recebe, possivelmente estamos falando de uma amizade tóxica.


CORTANDO O MAL PELA RAIZ

Precisamos ter em nossas vidas aquelas pessoas que nos motivam, que nos fazem sorrir e que abraçam nossas conquistas e problemas. Esse cenário não é presente em uma amizade tóxica e, para isso, precisamos dar um basta nessa situação. O basta não precisa ser com o fim da amizade, mas com uma boa conversa que elenque toda a carga negativa que aquela pessoa emana em seus comportamentos e falas. A gente precisa falar! Se não falarmos, ninguém vai falar e somos nós que estamos sofrendo com isso.

Lembrar que o significado de amizade caminha ao lado do companheirismo também é importante. Lutar por essa amizade com um diálogo é valioso e reflete este significado. Afinal, estamos falando de uma pessoa que gostamos muito e não gostaríamos de perder. Também estamos falando de nossos sentimentos e os fardos que estamos carregando com o tempo. Precisamos tomar coragem e explicar o que acontece, o que nos deixa para baixo, o que machuca, o que decepciona, etc.

É assim que a gente luta contra isso e corta o mal pela raiz. Depois dessa conversa podemos avaliar se ela resultou em uma mudança de fato ou não e, caso contrário, talvez não valha a pena o investimento nessa amizade e o afastamento torne-se a opção mais viável. Por mais dolorido que seja, talvez seja melhor assim. Precisamos sempre nos colocar em primeiro lugar de tudo e o mesmo vale para o que sentimos: se estamos sendo menosprezados e/ou vítimas de um comportamento que destrói a gente de dentro para fora, precisamos nos valorizar e sair desta relação. Somente com a consequência que aquela pessoa tóxica aprenderá de fato o que seu comportamento a fez perder e você estará se respeitando e dando valor para si mesmo por não se sujeitar a algo que te faz mal.



Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.

Caso tenha gostado deste texto e acredite que ele possa ajudar outras pessoas, clique no botão "compartilhar" que aparece abaixo das tags e deixe um comentário para estimular nossa escrita. Ficaremos muito gratos por isso! :)

Comentários