Série 'Skam' (Foto: NRK) |
Depois que enviamos uma mensagem e não recebemos uma resposta imediata nos dá uma angústia, né? Os minutos se passam, começamos a ficar impacientes com essa demora e o tempo que passava deixa de passar. Com isso, abrimos e fechamos várias vezes o aplicativo e a conversa para verificar se a pessoa fica ou não online e te dá um sinal de vida e nada acontece. Esse ciclo é algo normal e saudável de ser feito? A pessoa está certa em não te responder de imediato? São esses assuntos que iremos tratar a seguir.
POR QUE A PESSOA NÃO ME RESPONDE?
Poderíamos fazer uma enorme lista enumerando todos os motivos relacionados a não-resposta em uma mensagem, variando desde joguinho de interesse, completo desinteresse, falta de tempo ou até mesmo falta de vontade de responder. Nunca saberemos, de fato, o motivo da não-resposta. Caso seja muito importante para nós essa informação, podemos simplesmente perguntar o motivo da demora, mas antes vamos aos fatos.
Você é um ser humano e tem uma vida fora do celular, certo? Você não está disponível o tempo inteiro para responder todas as pessoas que te chamam, sem contar que tem umas que você não quer responder naquele exato momento, outras que você pode estar triste e não mereça sua atenção naquela hora e diversos outros motivos. Você não vive no celular. E as outras pessoas também não.
Tem vezes que você simplesmente não quer dar atenção para uma pessoa que esteja te enviando muitas mensagens seguidas e, fazendo com que atrase sua rotina. Isso também pode acontecer na situação contrária. Não é pelo fato de que alguém não te responda naquele exato momento que ela não gosta de você, ou que não te quer por perto. Você apenas não é a prioridade dela naquele minuto, ou naquela hora.
PRIORIDADES
Todos nós temos o poder de priorizar algumas coisas ou pessoas no decorrer do dia. Tem horas que vamos priorizar nossas tarefas domésticas, os estudos ou até mesmo o trabalho e por isso precisamos nos afastar das redes sociais momentaneamente. Assim como, podemos utilizar as redes sociais para estudo e trabalho, ignorando todas as distrações que surjam, como por exemplo algumas mensagens.
Também podemos ter uma listinha de pessoas que priorizamos nas respostas: por exemplo, podemos priorizar nossos pais, melhores amigos e nosso namorado e deixar as outras pessoas fora dessa listinha mental. Isso não significa dizer que iremos ignorar elas para sempre e sim que iremos responder ou dedicar nossa atenção para elas mais tarde, depois de respondermos as pessoas mais próximas. Se nós mesmos fazemos isso, as outras pessoas também têm esse direito. Talvez você não esteja na lista de prioridades dela e isso não tem o menor problema. Ninguém vive 100% dentro da tela de um celular, não tem como.
NÃO PODEMOS COBRAR RESPOSTA DE NINGUÉM
As respostas das pessoas nos aplicativos devem ser espontâneas. Podemos sim dar um toque avisando que gostaríamos de receber uma atençãozinha maior, mas não podemos cobrar resposta imediata de ninguém. Afinal, ninguém é obrigado. As vezes uma pessoa não irá te responder por estar em uma festa aproveitando com os amigos ou por estar passando por algum problema muito pessoal e a sua cobrança de resposta só trará um clima desnecessário e completamente desconfortável para ambos.
As pessoas têm uma vida para viver e você só é um pedacinho minúsculo do que está presente nelas. O outro pode estar ocupado, enrolado, chateado e, de fato, ficar um dia ou dois sem ter uma resposta (principalmente se for alguém que conversamos com muita frequência) é bem estranho. Nesse caso, podemos sinalizar com um toque singelo e educado e não com uma cobrança grosseira do tipo: "não vai me responder mesmo, né?".
NEM TUDO É SOBRE VOCÊ
O mundo não gira ao seu redor. Existem pessoas que não se importam conosco e que nos desgastamos a troco de nada, de fato, mas esse não é sempre o caso. Quando alguém não se importa conosco, o desinteresse fica nítido de diversas outras formas e não se resume, somente, a demorar para responder uma mensagem ou nos procurar com menos frequência.
A pessoa que você tanto quer a resposta pode simplesmente ter esquecido. É chato? É, é chatinho, mas temos que lidar com isso também. E nesse caso é válido mandar uma mensagem perguntando pela pessoa. Entenda que a pessoa tem uma vida inteira para viver, cheia de problemas, e é completamente errado nos ofendermos por ela não parar tudo para conversar conosco.
MAS EU ME SINTO MAL COM ESSA DEMORA!
Tudo bem. Isso não é algo bobo, principalmente se for sobre uma pessoa que estamos acostumados a conversar semanalmente (ou até mesmo diariamente). E aqui existem três opções para tentarmos solucionar essa crise moderna.
1. Se afastar da pessoa: se isso é algo que te faz mal, você pode se afastar da pessoa que demora para responder. Essa é uma solução a curto prazo, já que na hora parecerá tudo resolvido, mas você não se resolveu consigo mesmo. Esse problema continuará aparecendo com outras pessoas, você apenas está se livrando de uma delas;
2. Conversar com a pessoa que demora para responder: explicar que isso te faz sentir mal e pedir para ela mudar os hábitos. Porém, temos que entender que ninguém é obrigado a nada e que se a pessoa não quiser mudar quem ela é, junto com suas ações, ela está no direito dela;
3. Aceitar que a pessoa é assim: afinal, todos somos diferentes. Aceitando que a pessoa é assim, temos que aceitar também que ficar mal com o tempo de resposta é uma questão nossa e que devemos trabalhar dentro de nós mesmos para não nos sentirmos mal toda vez que aquilo acontecer. E essa daqui é a mais indicada.
O QUE TEMOS QUE ENTENDER?
A demora da pessoa nem sempre é sobre você. Normalmente a pessoa é desligada assim e nem se importa tanto com isso, sem ter noção que isso pode te machucar. Diálogo é importante nesses casos e expressar essa sua necessidade é totalmente válido. Porém, não podemos nos apegar muito a essas ausências de resposta se não iremos ficar loucos de tanto ficar vendo se visualizou ou não visualizou, se tá online ou offline.
Nós escolhemos com quem iremos nos relacionar, seja amorosamente ou não, e as pessoas são diferentes. Existem as que demoram para responder e as que não. Assim, podemos nos adaptar às diferenças dos outros, tentar pedir que se adaptem às nossas ou não nos relacionarmos com pessoas que não funcionam no nosso ritmo. Todas são válidas, mas saiba que escolher a última será um afastamento do problema já que ele poderá aparecer da mesma forma em outra pessoa posteriormente, ou de outra maneira sendo um outro problema. Temos que aprender a lidar com as diferenças.
Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.
Comentários
Postar um comentário
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.