Série 'Merlí' (Foto: Netflix) |
Os adolescentes são problemáticos e isso é um fato que não é novidade para ninguém. A realidade é que os jovens passam por mudanças hormonais nessa fase que é bela e torturante ao mesmo tempo na vida. O exagero no ciúme é resultado da falta de maturidade do ser humano em questão e isso é uma verdade que ninguém quer aceitar, mas que poucos expõem. A realidade é que não são somente os jovens que sofrem disso, todo ser humano tem suas recaídas pelo sentimento ciúme.
É óbvio que quando estamos com as pessoas que amamos queremos dar o melhor para ela, mas existem momentos que se vemos quem gostamos com outra pessoa e se divertindo, o problema começa. Três exemplos distintos que podem se encaixar na situação são: família, amigos e namoro.
O ciúme na família ocorre, em maiores proporções, quando o jovem muda seu comportamento ao ver seus pais com outra criança ou adolescente. É complicado ver os pais tratando seu primo, por exemplo, de uma forma mais afetuosa do que te trata. Sentir essa raivinha é normal já que somos todos animais que zelamos pelo que é nosso. Uma coisa que não podemos é reclamar com nossos pais ou outras pessoas envolvidas: ele está sendo afetuoso por ser um humano e ter a necessidade de demonstrar afetuosidade. Nossos pais nos amam da maneira deles e deram essa atenção para nós em algum momento da vida. Eles não vão te trocar por nenhum primo ou amigo já que você cumpre uma função única em suas vidas que é a de ser filho.
O ciúme no círculo de amizades é mais comum e mediano quando colocado na escala das três situações dessa postagem. Ver seu melhor amigo dar risada com uma terceira pessoa é horrível, não? Ele é seu melhor amigo e não do outro, certo? Errado. Qual é o problema do indivíduo em questão ter dois ou mais melhores amigos, ou qual o problema de rir com outra pessoa? Não podemos viver só com os mesmos indivíduos ao nosso redor, temos que ampliar nosso ciclo de amizade e conhecer pessoas novas. Isso é essencial já que ficar com a mesma pessoa pode ser cansativo.
O ciúme no namoro é o mais grave e o que deixa maior quantidade de sequelas em ambos os lados. Estar namorando alguém não é sinônimo de ter a pessoa só para ti. Ela não é uma propriedade, ela é um ser humano como você. Por vocês estarem namorando a entidade em questão te deve fidelidade e não exclusividade. Ninguém é de ninguém. Seu namorico não pode deixar de sair com os amigos dele por você não gostar deles, se você não gosta, você não saia com eles. Não interfira na felicidade do seu parceiro.
Todo mundo tem amigos e famílias e vosmecê não pode fazer nada para impedir o relacionamento de um humano com outro humano. Você pode se basear em alguma coisa verídica para tentar dar um alerta sobre uma pessoa que realmente é ruim, mas você não pode interferir no convívio desse indivíduo com a pessoa que você “quer proteger”.
Sempre que temos ciúme de alguém a imaginação rola solta. Sempre imaginamos uma situação cabeluda e que não está acontecendo de fato. A nossa mente é uma vilã quando nossos sentimentos têm que lutar com ela. Já não bastava sentir ciúme, agora o cérebro se encarrega de distorcer a realidade? Assim fica extremamente ferrado para todos, mas temos que colocar no fundo de nossas cabeças que supor não prova nada. Não é por você achar algo que isto está acontecendo de verdade. Tudo é capaz de ser provado e enquanto você não tiver uma prova concreta, você não tem razão nenhuma.
Não fique em cima de ninguém por ter ciúme. Isso é normal e acontece com todo ser humano, mas você tem que ser uma pessoa sensata e saber moderar isso. Não seja uma pessoa insegura já que quem tem ciúmes apresenta insegurança na pessoa. Confie mais no outro e seja parceiro dele, não um dono. Uma pitada de ciúme é normal, mas não é para infernizar e perturbar a vida do outro. Perturbar e exagerar estão no mesmo barco e isso podem anular o sentimento de amor e causar ranço e repudio.
Respire fundo e tenha a concentração voltada para si mesmo. Saiba reconhecer o que é real e o que não é. Permaneça no que é concreto, nos fatos e no que você vê e não em suposições da cabeça. Seja maduro e reconheça o que você sente. Não deixe todos esses pensamentos crescerem e tomar conta de todos os sentimentos que existiam antes. O ciúme pode te fazer agir agressivamente e ironicamente com quem não merece. Cuide desse sentimento e converse sobre ele com quem você ama.
Quem está com ciúme tem razão em dizer que está sofrendo. A pessoa está sofrendo tanto que chega a imaginar coisas além da existência. Converse com o ciumento em questão e ajude ele a entender que está tudo bem. Não seja agressivo no diálogo e entenda que ele está fora de si. A conversa abre portas para a resolução dos problemas, até mesmo do ciúme que alguém sente por outra pessoa.
Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.
Comentários
Postar um comentário
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.